Quando existe mais tempo atribuido a uma tarefa do que o tempo que a tarefa necessita como é o caso de se estar sempre a dimensionar com folga para o caso de algo correr mal acontecem vários tipos de situações.
Existe a tendência dos estudantes de deixar o estudo de uma cadeira ou a data de entrega de um trabalho para o fim do prazo previsto.
Este tipo de abordagem em projectos faz que a folga existente nas tarefas seja consumdia logo no arranque dos projectos ou tarefas em vez de ser no fim.
Ao reduzir o tempo existe menos probabilidade de quem faz o trabalho achar que pode atrasar o seu início.Mau uso da multitarefa
Ao ter mais tempo que o absolutamente necessário para a tarefa é normal começar a pegar noutras tarefas e começar a trabalhar em vários projectos em simultâneo.
O facto de largar uma função principal ou actividade durante algum tempo, de modo a pegar noutra tarefa, só serve para mostrar que se está a fazer progressos em mais que um projecto.
As pessoas gastam tempo a mudar entre tarefas e, para voltar a pegar em tarefas complexas, precisam de mais tempo para voltar ao contexto do que estavam a fazer anteriormente.
Quando uma pessoa está a trabalhar numa tarefa que é crítica para um projecto o facto de pegar noutra tarefa irá fazer que a tarefa crítica e o projecto se atrase.