COMO SE ESTIMA O TEMPO
Quanto uma pessoa é avaliada pelo tempo que demora a fazer uma tarefa é habitual dar uma duração que corresponda a ter cerca de 85 a 95% de probabilidades de concluir a tarefa.
Ao ter várias tarefas consecutivas estas margens alargam-se.
TAREFAS CONSECUTIVAS
Quando se têm 3 tarefas consecutivas cada uma delas com 90% de probabilidade de acabar num dia a probabilidade de as 3 acabarem em 3 dias poderá ser tão baixa como 73% o que faz que se seja ainda mais pessimista nestes casos.
NIVES HIERARQUICOS
Conforme aumenta a quantidade de níveis hierárquicos maior duração tende a ter o projecto. Cada nível coloca as suas próprias margens de segurança adicional no projecto levando a um aumento maior do tempo de segurança.
A ESTIMATIVA
Existem habitualmente pressões de diverso tipo sobre os intervenientes num projecto.
Normalmente a estimativa por um terceiro do tempo que na verdade anteriormente se gastou numa tarefa desse tipo acaba por ser a estimativa mais fidedigna. Por vezes pergunta-se a outros profissionias da mesma actividade uma estimativa.
A análise histórica revela que estradas, linhas de comboio e outros tipos de obras públicas tendem a ter os seus custos sistematicamente subavaliadas.