FECHO

O fecho do projecto consiste das actividades que são necessárias para a sua conclusão.

 

Deverá ser sempre efectuado o fecho do projecto cerca de 1 semana depois de o projecto terminar.

 

As lições aprendidas devem ficar registadas e serem aplicada em projectos futuros.

TESTES DE ACEITAÇÃO

Os testes de aceitação são habitualmente o último passo efectuado antes de se pedir o pagamento ao cliente de todo o desenvolvimento efectuado. Se de início estes testes tiverem sido definidos os testes de aceitação poderão ser apenas uma lista de verificação.

CONTROLO DE LANCAMENTOS

Quando se lança um produto ou serviço deve-se manter registos de para quem e quando foi feito. Deste modo será mais fácil fazer correcções e mudanças.

PERCEPÇÃO POSITIVA

Para lá de alcançar um resultado positivo a conclusão do projecto deverá também transmitir uma percepção positiva. Deve ser assinalada a conclusão do projecto e enviado o reconhecimento a todos que nele trabalharam e dado conhecimento a todos os interessados. Para projectos maiores prepare-se para ter algum tempo para organisar um evento para marcar o arranque do projecto.

MANUTENÇÃO ACTUALIZAÇÃES

Em projectos maiores irá ser necessário efectuar  manutenções do sistema pelo que a informação do projecto, a documentação do desenho e o material do suporte do projecto deverá ser disponibilizado à equipa.

Em sistemas que tenham muita manutenção ou que irão ser mantidos ao longo do tempo é essencial pensar na forma de organizar este trabalho.

Em desenvolvimento de sistemas informáticos é habitual que o custo de manutenção posso representar mais de 30% do custo total.

FORMAÇÃO

É necessário que as pessoas que vão usar o projecto tenham formação sobre o sistema. Isto implica que a documentação e manuais ou outro material de apoio tem que estar pronto e a formação  tem que ser tido dada antes do arranque do projecto.

Será necessário prever igualmente a formação de novas pessoas que entrem pois não conhecerão o que aconteceu ao longo do projecto.

Ao usar as pessoas que estiveram envolvidas no projecto para dar a formação facilita a transmissão de informação. Habitualmente algumas das pessoas que estiveram no projecto irão ter que dar suporte a nível de terceira linha ao mesmo nas questões mais complicadas que surjam.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Gestão de Projectos