Gestão das pessoas

GESTAO DAS PESSOAS

A maior parte dos gestores de projectos tem um perfil mais técnico tendo mais difículdades a lidar com a gestão de pessoas. No entanto, é normal que a maior parte das questões de um projecto sejam relacionadas com pessoas.

NEGOCIACAO

Um técnico pode frequentemente pensar que existe uma forma certa e uma forma errada de fazer as coisas. Na verdade, existem habitualmente muitas formas de resolver o mesmo problema e cada solução tem as suas forças e fraquezas.

Negociação é o processo de alcançar um consenso e evitar o conflito. A melhor solução para uma questão é aquele que mais facilmente reune o consenso de todos.

A negociação deve-se concentrar primeiro nos interesses das partes envolvidas e só depois nas posições.

“Dois rapazes tinham uma laranja e estavam a discutir com que parte ficaria cada um deles. A decisão estava a encaminhar-se para ser meia laranja para cada um. No entanto, após discutir os interesses um queria a laranja para tirar raspas da casca para fazer um bolo e outro queria a laranja para beber o sumo. Assim foi possível a partir de uma laranja dar o equivalente a uma laranja a cada um deles”

ELEMANTOS DA NEGOCIACAO

  • Compreensão – É necessário compreeender a proposta em discussão e as opções disponíveis. É preciso perceber o que cada grupo pretende ganhar e quais os objectivos de cada grupo e de cada pessoa. Por fim, é preciso compreender o que se traz para a mesa de negociações e quais as cedências que se podem fazer.
  • Empatia – Percebendo as emoções das pessoas envolvidas é possível comunicar com as pessoas num nível além da lógica
  • Confiança – As negociações com sucesso são baseadas na confiança. O gestor de projecto deverá ter a iniciativa em estabelecer uma base de confiança entre as partes envolvidas.
  • Contribuição – Todas as partes devem contribuir para se chegar a uma solução dos problemas que forem surgindo. Se alguma parte for deixada de fora pode ficar desencantada ou sentir-se excluida do processo.
  • Consenso – Todas as partes devem assinalar a aceitação dos compromissos assumidos

CONSTRUCAO DA EQUIPA

Um dos aspectos mais importantes da gestão de projectos é a construção da equipa. Para tal existem alguns aspectos a observar:

  • Confiança – Deverá ser-se aberto e honesto quanto possível. Se se pretende ter estimativas e informação o mais correctas possíveis deve-se transmitir essa informação de igual forma.
  • Equitativo – Não se deverão efectuar críticas em público. As questões devem ser colocadas ao grupo para serem tomadas como responsabilidade do grupo e resolvidas no grupo.
  • Lealdade – Proteger o grupo e não mostrar questões internas diante do cliente externo.
  • Delegar – Facilitar a compreensão das tarefas em mãos, definir objectivos alcancáveis, dar suporte para efectuarem as tarefas e deixar espaço suficiente para fazerem o que é preciso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Gestão de Projectos